Criação e Seleção de Aves Domésticas de Raças Puras

Bankiva
Carolina Grey
Faisão Canário
Ganso Cereopsis
Pavão de Ombros Negros
Perdiz da California
Tadorna Tricolor

Garnizés

1737garnize3 garnize6

 

A variedade de cores hoje disponíveis nas galinhas de raça, é resultado da seleção humana, nos últimos 130 anos, tentando obter novos pigmentos nas penas nas aves.

 

Para a natureza , depois de camuflados, os galos selvagens, tiveram simplificada sua habitação para viver nas florestas, protegidos de seus predadores, sendo desnecessário alterar sua plumagem. Entretanto, através da administração genética de cores e sub- cores é que foram surgindo novas combinações com uniformidade de tons e desenhos geométricos complicados, nas mais diversas padronagens.

 

É provável que essa variedade inesgotável de combinações é que tanto cativou o homem para criar e buscar constantemente novas tonalidades nas raças de sua preferência.

 

O interesse por colaborar com a padronização de uma nova linguagem, adequará raças e cores, dentro da realidade brasileira. Com isso classificamos as principais cores das raças mais conhecidas atualmente.

 

A palavra garnizé é antiga e corre fluentemente no vocabulário de pessoas que se interessam por aves de pequeno porte. Provém de Guernsey , ilha do Canal da Mancha e local de onde vieram os primeiros exemplares.

 

A palavra bantan, algumas vezes é usada, é também o lugar de onde chegaram os primeiros exemplares para os ingleses, ou seja, ao antigo porto de Bantam, na ilha de Java. Daí se já possuímos uma denominação que define bem as miniaturas e bantans em português, porque não usá-la.

 

Os Bantans de Origem são aves que não tem uma ave correspondente em tamanho maior (standard).

 

As Miniaturas são aves que correspondem a 1/5 do tamanho das raças de galinhas de tamanho standard (grandes)

 

Os Garnizés são resultados de cruzamento aleatórios, sem definição de cor e/ ou padrão de plumagem e tamanho.

 

Enfim, lindos e coloridos, popularmente todos são conhecidos como Garnizés (com Z ou com S ???)

 

Não há muita diferença entre criar galinhas de tamanho normal e garnizés ou bantans, ou miniaturas : a alimentação é a mesma, os galinheiros e os ninhos são iguais, as doenças a que estão sujeitas são as mesmas, o ciclo de vida é igual e as vacinas que elas devem tomar também são as mesmas.

 

Em princípio , a diferença principal entre elas é de tamanho, as garnizés, ou bantans, ou miniaturas são menores e essa diferença exige que sejam feitas algumas adptações.

 

Apesar de as garnizés, ou bantans ou miniaturas comerem bem ,a quantidade de milho, ração e verdura que se deve dar a elas é menor que a quantidade oferecida às galinhas comuns.

 

Enquanto uma galinha de tamanho normal come aproximadamente 120 a 150 grs de ração por dia, as pequenas comem a metade disso. Na hora de vacinar, a dosagem é igual, mas no caso de se usar algum medicamento cuja indicação de dosagem depender de tamanho e peso da ave, será obviamente menor.

 

Quando se for utilizar os ovos das aves pequenas numa receita ( de bolo por exemplo), no lugar de cada ovo de galinha usa-se dois de garnizé, ou miniatura ou bantam.

 

O bolo vai ficar do mesmo tamanho , mas o seu valor nutritivo vai aumentar, já que os ovos da garnizé perdem em tamanho para os de galinha, mas empatam nas propriedade nutritivas.

 

A carne das duas tem sabor parecido e as penas são usadas com a mesma finalidade.

 

A galinha garnizé tem uma característica importante, é excelente mãe e choca muito bem seus ovos. Pode inclusive, servir de ama e chocar ovos de aves de outras raças como os de faisão e de algumas galinhas de raças puras que não chocam.

 

Em criações onde não interessa deixar as aves pararem de botar para chocarem, pode-se tirar os ovos e colocá-los para uma garnizé, ou bantam ou miniatura chocar.

 

Mesmo com todas as semelhanças que existem entre galinhas comuns e garnizés, não é recomendável criá-las juntas, porque os pequenos galos garnizés carregam a fama de atrevidos, o que é verdade. Apesar do tamanho, eles cruzam com as galinhas grandes, fazendo os ovos e os pintinhos diminuírem o tamanho, o que prejudica a produçãode carne e ovos das galinhas grandes.

 

As galinhas garnizés são resultado de uma mistura aleatória de cores, portanto são consideradas caipiras ou comuns, pequenas lindas e coloridas.

 

No entanto, são encontradas aves de raça pura, reconhecidas como miniaturas de aves de raça pura tamanho normal, como é o caso de Cochin ( preta, laceada etc), Wyandotte ( prateada, laceada, dourada etc.)

 

Também são encontradas aves de raça pura comumente chamadas de garnizés , os Bantans de Origem, que são aves de raça pura, pequenas e que não tem em tamanho grande, tais como os Rosecomb ( preto branco etc), os Sebrait ( prateados), os Modern Game, Old English Game, Japanese Bantan também conhecido como Nagasaki e mais uma imensa variedade.

 

Aves de raças puras, miniaturas ou bantans de origem, tão conhecidos como GARNIZÉS.

6 Responses to Garnizés

  1. ELIZA says:

    TENHO UM CASAL ADULTO, A GALINHA VIVE CHOCA, MAS DESDE QUE TENHO ELA, ELA NUNCA BOTO OVO ALGUM. O QUE DEVO FAZER?

  2. Aloizio Jorge Gonçalves says:

    gostaria muito de saber quais sao as caracristicas do garnize nagazaki

  3. flavio says:

    Procuro ovos de nagazaki mil flores, tricolor, ginger

  4. Marcos says:

    Gostaria de saber criadores de Belgian Barbudo(Duccle) em São Paulo?
    Obrigado!

  5. Renato says:

    Tenho um casal de garnizes normais,porem,maus pequenos,e tenho uma galinha ganize que nunca choco e nem que choca,o que faco,tambem queria saber a fachetaria de preco de um casal de garnizes nagazaki.

  6. Alexandre Esteves says:

    A minha galinha garnizé está se despenando o que devo fazer?

    Atte: Alexandre Esteves.

Leave a reply